Noticias: AMD - ATI Radeon HD 5000

Depois do grande sucesso da linha Radeon HD 4000 (RV770), em setembro do ano passado a AMD lançou suas novas placas de vídeo Radeon HD 5000 baseadas na arquitetura Evergreen. Como você já pode notar agora os chips da AMD não recebem mais letras e números para sua identificação (RV770, RV670, R600...) e sim um nome, particularmente não gostei da ideia, pois acho mais fácil guardar letras e números a nomes, mas isso é apenas uma questão de gosto.
Todas as GPUs dessa série são feitas no processo de fabricação de 40nm que já está bem mais maduro do que no lançamento das Radeon HD 4770. Esta série também é a primeira, e única até o momento, a suportar a nova API (Interface de Programação de Aplicativos) da Microsoft, o DirectX 11, que veio junto com o Windows 7, mas já está disponível também para o Windows Vista. E a cada nova geração de GPUs algumas novidades chegam junto com elas...


O ATI Eyefinity é principal novidade nessa geração de placas da AMD, ele é uma tecnologia que a AMD desenvolveu para poder conectar de forma fácil até 6 monitores em uma única placa de vídeo, e o melhor de tudo é que isso acontece de forma transparente ao S.O., ou seja, ele reconhece todos os monitores como se fosse apenas um que estivesse conectado, eliminando assim problemas de compatibilidade com softwares.
Os usuários que podem se beneficiar dessa tecnologia vão desde os jogadores mais fanáticos que podem combinar monitores para jogar em resoluções absurdas que chegam a 5760x2400 pixels, até os profissionais de investimentos financeiros que podem agrupar vários monitores lateralmente para acompanhar de maneira mais ágil e prática as altas e quedas nas bolsas de valores.


Nenhum comentário: